Hécate: Uma jornada pelos mistérios da deusa | Minha experiência - Monica de França

Pensar

  • Liberta
  • Transforma
  • Conecta
  • Desperta

Destaques

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Hécate: Uma jornada pelos mistérios da deusa | Minha experiência

Lua, Magia e Encruzilhadas: Uma imersão ao mundo sombrio da deusa das bruxas

 

Seja bem-vindo!

Este é o primeiro post de uma série relacionada a divindades, iniciando claro por aquelas com as quais tive experiências místicas, mas antes de falarmos sobre a Grande Senhora das Encruzilhadas gostaria de fazer algumas considerações:

  1. As informações que precedem os meus relatos são apenas para contextualizar os fatos sobre a divindade em questão, sendo assim, pesquise a respeito, busque informações históricas, este post não tem como objetivo trazer toda a historicidade sobre a divindade, mas sim relatar minhas vivências.
  2. Aqui você não encontrará verdades absolutas, o caminho espiritual é subjetivo e cada ser humano irá ter sua própria experiência espiritual.

 Ressalvas feitas vamos ao post! 😊


Deusa Hécate

Hécate, figura enigmática da mitologia grega, emerge como uma deidade intrigante e multifacetada, cujas raízes remontam aos titãs Perses e Asteria. Sua complexidade se manifesta na representação tríplice, vinculando-se às fases da lua e às encruzilhadas. Ao desvendar a trama intrincada de sua história, compreendemos a essência de Hécate como uma divindade cósmica, abrangendo os reinos celestial, terrestre e subterrâneo.


A dualidade marcante de Hécate transcende as fronteiras da luz e das trevas. Ela personifica as transições, os limiares e a essência das encruzilhadas, tornando-se uma guia entre os mundos. Seu papel inclui desde a proteção de viajantes até a facilitação de rituais mágicos. Assim, a deidade revela-se como uma guardiã e catalisadora de transformações.

Os atributos simbólicos de Hécate adicionam camadas profundas à sua representação. Sua tríplice forma reflete a influência sobre os três reinos, enquanto tochas, chaves e serpentes simbolizam iluminação espiritual, acesso aos mistérios e renovação cíclica. Esses elementos, entrelaçados em sua iconografia, oferecem uma visão rica da riqueza simbólica que permeia sua essência.

Na contemporaneidade, Hécate continua a inspirar práticas espirituais e mágicas. Seu apelo transcende as eras, atraindo bruxos e praticantes de magia que a invocam em busca de orientação, proteção e compreensão dos mistérios mais profundos da existência. Ela se torna uma aliada em rituais para lidar com transições, superar obstáculos e explorar os aspectos mais profundos do ser.

Para estabelecer uma conexão prática com Hécate, diversos rituais podem ser explorados. A reverência durante as fases da lua é considerada propícia, com ênfase nas crescente, cheia e minguante. Oferecer símbolos como chaves e serpentes, ou acender tochas em seu nome, torna-se uma expressão simbólica de devoção e respeito à sua influência.


As oferendas a Hécate podem variar, e a escolha muitas vezes está associada aos símbolos e atributos que são significativos para ela. Algumas oferendas tradicionais incluem:


1. Chaves: Como símbolo de acesso aos mistérios e transições, oferecer chaves a Hécate representa a busca por conhecimento e a abertura de portais.


2. Tochas: Dado que tochas são um dos símbolos mais associados a Hécate, acender uma vela ou tocha em sua honra simboliza a iluminação espiritual e a presença da deusa.


3. Comida: Oferendas de comida, especialmente aquelas associadas à lua, como bolos, frutas da estação ou ovos, além de alho e cebolas, podem ser apresentadas como gestos de gratidão e respeito.


4. Ervas e Plantas: Ofertar ervas como aloe vera, artemísia, lavanda ou mandrágora, que são associadas à magia e proteção, é uma prática comum para invocar a presença de Hécate.


5. Serpentes: Dada a associação de Hécate com serpentes, representações simbólicas ou imagens desses animais podem ser oferecidas como homenagem.


6. Incenso: O uso de incenso, especialmente de tipos como mirra, sândalo ou artemísia, pode ser uma oferenda aromática que simboliza a comunicação espiritual e a elevação espiritual.


É importante notar que a escolha das oferendas pode variar de praticante para praticante, e muitos adaptam suas oferendas com base em intuições pessoais e experiências espirituais. O respeito e a intenção sincera são fundamentais ao fazer oferendas a Hécate.


Minha experiência 

A Primeira divindade com a qual me conectei foi Ela a deusa das bruxas, eu havia iniciado meu caminho nos estudos mágicos, mas já estava a tempos no caminho do despertar.

Não, eu não realizei qualquer invocação a princípio, nem mesmo tinha a intenção de trabalhar com esta deusa, me lembro de ter criado uma breve conexão com Perséfone, então quando Hécate se apresentou fiquei um tanto surpresa.

Eu sou uma bruxa que trabalha com magia para autoconhecimento, sendo assim meus ideais acabam indo além conseguir bens materiais,  percebo que este era o intuito dos grandes magos do passado, a alquimia interna, então quando o discípulo está pronto o Mestre aparece.

O ano era 2021, foi quando ela se apresentou para iniciarmos os trabalhos de sombras, Hécate é uma deusa das sombras, sendo assim criamos uma relação muito especial, pois ao trabalhar debaixo de sua guiança pude confrontar meus monstros ocultos (dai vem o pseudônimo Musa das Sombras) pois foi nas sombras que eu me reencontrei comigo mesma.

Depois de nossa conexão meus sonhos ficaram muito mais intensos, símbolos surgiam, visões sobre iniciações mágicas, zumbidos no ouvido, sincronicidades, mariposas marrons (um dos símbolos dela).

Apesar de ter lido diversos artigos sobre ela eu não quis me prender a experiências que outras pessoas tiveram com ela, quis agir de maneira intuitiva, deixar que ela guiasse o processo, talvez tenha sido por isso que me afinizei tanto a ela conforme os trabalhos foram acontecendo.

Uma das maiores lições que aprendi com ela é que na Magia não há espaço pro medo!

Meus trabalhos com Hécate sempre foram muito intensos, quando ela se aproximava eu sabia que literalmente o bicho ia pegar, e pegava!

Ainda que ela fosse severa no final ela sempre se mostrava acolhedora.

 

Quem é Hécate para mim?

Se eu pudesse descreve-la diria que Hécate é uma presença que jamais passa desapercebida, por ser uma deusa das sombras sempre vi ela com uma vibe mais trevosa (coisa que eu amo), ela não é boazinha, com isso quero dizer que comigo ela tinha certa severidade para que eu pudesse desenvolver a força que eu precisava, ela iluminava cada canto mais sombrio da minha alma sem passar a mão na minha cabeça e quando tava muito difícil eu podia sentir o abraço acolhedor dela.

Hécate para mim é uma energia feminina que traz firmeza, que me ensina a não ter medo das sombras, que me ensina a nunca empurrar nada pra baixo do tapete por pior que seja a dor que isso vai me causar, ela me mostra que por mais que lidar com meus traumas seja difícil eu é quem estou no controle e não o contrário.

A vejo como a mãe rígida, mas acolhedora, a vejo como aquela que ilumina, não há nada que escape da luz das suas tochas.

Hécate é uma guardiã maravilhosa, mas não pense que é fácil lidar com sua energia, ela traz muita profundidade pro trabalho mágico.

Por ter sido a primeira deusa a se aproximar eu realmente tenho um carinho especial por esta divindade, costumo ainda hoje celebrar o dia de seus Fogos sagrados que acontece na lua cheia de maio, e mesmo hoje estando em maior conexão com outras divindades atualmente sempre recorro a ela em meus trabalhos de sombra, melhor companhia não existe.

 Meus trabalhos com a deusa

- Trabalho de sombras

- Proteções e banimentos

- Desenvolvimento de habilidades em magia

- Direcionamento e abertura consciencial


Falar sobre Hécate me emociona!

Lembre-se que nunca é demais consumir conteúdos que te ensinem mais sobre a divindade antes que você escolha trabalhar com ela, além disso SEMPRE use seu senso critico em relação as informações que você encontrar por ai e mais...

NADA ABSOLUTAMENTE NADA substitui suas vivências com a deusa!

Não é impossível que ela se achegue a você caso exista um trabalho a ser realizado!

PS:

As vezes me preocupa um pouco a banalização que existe em torno dessa divindade principalmente por ser a deusa das bruxas e uma das divindades mais cultuadas da atualidade, obviamente cada um faz o que bem entender no seu caminho mágico, mas não poderia finalizar este post sem alertar sobre a responsabilidade que precisa existir quando você escolhe se chamar bruxa e principalmente quando opta por trabalhar com divindades, elas não tem características humanas (são energias, as características humanas somos nós quem atribuímos a eles), não tem ego, não são boas nem más, então precisamos tomar cuidado para não transferirmos pra divindade nossas fantasias.

Com isso não quero dizer que você deva nutrir medo, isso não, mesmo porque não há espaço pro medo na magia, você deve sim estudar, praticar e experienciar mas sempre fazendo um bom trabalho de autoconhecimento.

O perigo não está em trabalhar com divindades, o perigo está em não se conhecer dentro do desenvolvimento mágico.

Bom espero que vocês tenham gostado deste post, caso tenham perguntas deixem aqui nos comentários.

Beijo da Musa das Sombras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário