A resistência está te paralisando - Monica de França

Pensar

  • Liberta
  • Transforma
  • Conecta
  • Desperta

Destaques

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A resistência está te paralisando

Desbravando a Resistência Interna: Vencendo Desafios e Abraçando Mudanças


A jornada que nos impulsiona para a mudança muitas vezes parece uma escalada árdua, enfrentando resistências que surgem de dentro de nós mesmos.

Todo grande passo traz consigo a resistência, já tentou iniciar um projeto importante, mudar um hábito nocivo ou dar um passo significativo em sua vida?

Percebeu como a  partir de sua decisão parece que tudo se vira contra você para que não realize?

A resistência existe e é mais sútil do que você imagina. 

Vamos explorar as possíveis razões para essa resistência, entender o que está por trás dela e descobrir maneiras práticas de superar esses obstáculos.



As Raízes da Resistência Interna: Autoimagem e Conforto Psicológico

A resistência interna à mudança é frequentemente enraizada em nossas percepções sobre quem somos. A autoimagem pode se tornar uma barreira quando a ideia de mudança ameaça a narrativa que construímos sobre nós mesmos. Além disso, o conforto psicológico proporcionado por rotinas familiares pode criar uma aversão ao desconhecido, mesmo quando sabemos que a mudança é necessária para nosso crescimento.

Medo do Desconhecido e Insegurança Pessoal:

O medo do desconhecido é um catalisador poderoso da resistência interna. A incerteza sobre o que o futuro reserva pode desencadear ansiedade, levando-nos a hesitar em dar os passos necessários para a mudança. Além disso, a insegurança pessoal sobre nossas habilidades para lidar com novos desafios pode nos fazer recuar.

Dicas para Lidar com a Resistência Interna:

1. Autoconhecimento: Entender a si mesmo é o primeiro passo. Reflita sobre suas próprias crenças, valores e medos que podem estar alimentando a resistência. O autoconhecimento cria uma base sólida para a mudança.


2. Estabeleça Metas Claras: Defina metas específicas e alcançáveis. Isso proporciona um senso de direção e propósito, tornando a mudança mais tangível e gerenciável.


3. Celebre Pequenas Vitórias: Cada passo na direção da mudança é uma conquista. Celebrar pequenas vitórias ao longo do caminho ajuda a criar um impulso positivo e motivação contínua.

4. Mude a Narrativa Pessoal: Reconheça e desafie as narrativas negativas que podem estar alimentando a resistência. Transformar pensamentos limitantes em afirmações positivas fortalece a mentalidade para enfrentar desafios.


Livro Recomendado: "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso" - Carol S. Dweck

Neste livro, Carol Dweck explora a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento. Ao entender como nossa mentalidade pode impactar nossa abordagem aos desafios, podemos desenvolver uma mentalidade mais aberta à mudança e ao crescimento pessoal.

Outra recomendação bacana é a palestra "Como Superar os Limites Internos" da professora Lúcia Helena Galvão, nesta palestra somos levados a refletir sobre a procrastinação e também sobre a manifestação sútil da resistência todas as vezes que buscamos realizar algo importante.


Enfrentar a resistência interna é uma jornada pessoal que requer autenticidade e coragem. Ao compreender as razões por trás da resistência, adotar estratégias práticas e buscar inspiração em recursos como "Mindset", podemos transformar a resistência interna em uma força propulsora para o nosso desenvolvimento pessoal e a superação de desafios internos. A mudança começa de dentro para fora, e cada passo em direção ao desconhecido é uma oportunidade de crescimento.


Para tratamentos complementares e limpezas energéticas
 1194563-6694

Nenhum comentário:

Postar um comentário