quarta-feira, 22 de junho de 2022

Porque a terapia complementar é tão importante ?!

Hoje a minha missão aqui não será tão simples, falar sobre a importância da terapia complementar é algo bastante  desafiador, afinal existem muitas críticas por parte de acadêmicos quanto a sua eficácia e veracidade, por isso quero pedir que você leia este post com atenção levando em conta tudo o que será descrito a seguir.


Para começar a criar uma linha de raciocínio junto com você gostaria de lhe fazer algumas perguntas bem simples: 
  • Quando sente dor de dente você costuma ir ao ortopedista?
  • Quando tem crises de ansiedade você vai ao fonoaudiólogo?
Muito provavelmente as suas respostas foram negativas para ambas as perguntas, então vamos prosseguir?

  • Quando uma pessoa sofre um acidente que compromete seus movimentos seja por fratura ou trauma além do tratamento com um especialista você acredita que fisioterapia pode auxiliar esta pessoa a recuperar seus movimentos?
Imagino que para esta pergunta sua reposta foi sim, pois bem.

O ser humano é uma criatura complexa e ao longo dos anos através de muitos estudos e análises fomos destrinchando saberes que foram muito importantes para fundamentar nossa medicina, e de fato a medicina moderna tem avançado de maneira espetacular no tratamento de diversas doenças, este progresso tem sido tão efetivo que durante o período de pandemia que enfrentamos a ciência possibilitou a criação de vacinas em tempo recorde o que definitivamente foi capaz de  salvar muitas vidas.
Quando falamos de medicina convencional estamos falando sobre a cura do corpo físico, a cura da dor da carne, daquilo que está manifesto aqui na materialidade na qual estamos todos inseridos, porém o ser humano é formado apenas pelo seu corpo físico?

Freud




Freud o pai da psicanálise foi um revolucionário de seu tempo, ele via além do convencional e chegou a descobertas importantíssimas através de suas pesquisas, é claro que suas teorias sofreram várias perseguições, aquilo que não era compreendido não era aceito, mas quem disse que Freud estava errado?
Em seu texto Uma dificuldade no caminho da psicanálise” (1917) Freud menciona três feridas narcísicas da humanidade, estas se referem a momentos onde a ciência traz verdades difíceis de engolir sendo uma delas apontada pela própria psicanalise de Freud a tão odiada psicanalise:

  • A primeira ferida narcísica da humanidade está relacionada aos estudos de Nicolau Copérnico  e da astronomia moderna, que trouxeram o  entendimento de que a Terra, e simbolicamente o homem, não são o centro do universo, como se acreditava até então, ferindo diretamente o ego humano ao constatar que nós vivemos em uma parte do universo e que existem ainda outros sistemas e galáxias.
  • A segunda ferida narcísica se dá com base na teoria da evolução de Charles Darwin, de acordo com seus estudos os seres humanos embora tenham alcançado uma evolução racional ainda assim pode se classificar como espécie animal, pois a constituição física do ser humano se assemelha com a de outras espécies, além disso experimentamos uma mortalidade também semelhante a de outros animais.
  • A terceira ferida narcísica traz a ideia de que o homem não tem controle sobre sua vida psíquica, para Freud através da autopercepção psíquica podemos afirmar “quem somos” e podemos conhecer o mundo. Mas não poderemos conhecer nem dominar por completo sua natureza psíquica, afinal estamos tão  imersos  nela mesma que  não conseguimos olhar “de fora”.
Veja que aqui além da existência de um corpo físico temos o reconhecimento dos processos mentais do ser humano, somos corpo e mente e eu diria ainda mais...


Somos energia 

A muito tempo  o ser humano vem dominando conhecimentos profundos sobre si mesmos, mas ainda vivemos algumas limitações que nos impedem muitas vezes de vivenciar essa profundidade.
Assim como Freud que sendo um visionário por ter percepções a frente do seu tempo teve suas teorias rejeitadas inicialmente pela academia a terapia complementar tem trilhado o mesmo caminho na atualidade.
Eu poderia aqui enumerar a quarta ferida narcísica da humanidade "O NÃO RECONHECIMENTO DE QUE SOMOS FEITOS DE ENERGIA E PORTANTO SOMOS: CARNE, MENTE E ESPIRITO".
Infelizmente ainda existe um pensamento enraizado na humanidade de que aquilo que a ciência não é capaz de comprovar não existe, pura tolice.
Por não dar a devida importância a nossa real forma, a espiritual, a grande comunidade cientifica muitas vezes se reserva em chamar de placebo os tratamentos holísticos sem ao menos conhecer seus processos.
A terapia holística/ complementar está para as energias, emoções e espírito, assim como a psicologia está para a mente e a medicina convencional para a cura do corpo físico, não existe a substituição de uma pela outra ambas se complementam para que o ser humano seja atendido em todos os seus aspectos.


Então porque a terapia complementar é tão importante ?

Cuidado físico resulta em um corpo físico saudável, cuidado mental resulta em uma mente saudável,  cuidados emocionais e energéticos resultam em um corpo físico saudável, uma mente saudável e numa vida saudável.
A terapia complementar é acima de tudo preventiva!
Nós primordialmente somos feitos de energia, uma vez que seu campo energético flui de maneira adequada haverá uma menor incidência de doenças físicas e mentais, pois tudo se inicia no espirito e somente depois disso se manifesta na matéria.
Dessa forma é importantíssimo o cuidado holístico, não só como prevenção mas como auxiliar de outros tratamentos.
Uma vez que a doença já manifestou em campo mental e físico a terapia complementar auxilia no reestabelimento da saúde, porém aquilo que se manifesta na matéria é tratado na matéria afinal de contas como disse anteriormente a ciência tem ferramentas incríveis e tem se aprimorado a cada dia em prol da saúde humana.
Por isso reafirmo aqui não somente a importância da terapia holística, médicos e terapeutas convencionais também são tão importantes quanto.
O que de fato quero deixar claro aqui é que embora as terapias complementares atuem no campo sútil elas definitivamente não são placebo, e merecem ser observadas com o possibilidade de tratamento, felizmente o SUS parece ter compreendido sua importância, alguns postos de saúde já oferecem este tipo de tratamento.

Sejam os conhecimentos da medicina tradicional, da psicologia ou da terapia holística nenhum deles deve ser desmerecido muito pelo contrário, essas categorias atuam em níveis diferentes e todos tratam o ser humano em toda sua complexidade.

Espero que eu tenha estimulado você a conhecer mais sobre as terapias complementares, a ler sobre seus fundamentos e funcionamento.
Em breve estarei trazendo mais aprofundamento sobre este tema.

Fique a vontade para compartilhar sua experiência com esta terapia tão maravilhosa, peço também que ao comentar seja respeitoso caso haja discordância em algum aspecto.

Um abraço e até mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário