quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Sombras | Os traços de personalidade que eu luto para esconder

ATENÇÃO 

Este post pode te causar muito desconforto isso é natural, importante é refletir sobre esta questão de maneira amorosa consigo mesmo e com os  demais.



Falar sobre sombras é falar sobre segredos, aquele traço de personalidade que a gente passa a vida lutando pra esconder, as vezes por vergonha, as vezes por medo, as vezes por achar que se alguém conhecer esse lado obscuro deixaremos de ser aceitos.
A questão é que TODOS temos sombras, e passamos grande parte da vida fingindo não ter, isso faz com que estejamos sempre interpretando um personagem que também não reflete quem realmente somos.
Jacques Lacan nome amplamente conhecido no meio psiquiátrico e psicanalítico nos mostra  através da Teoria do espelho que somente conseguimos enxergar características no outro que também sejam nossas, mas o que isso quer dizer:
- Tudo que me incomoda, me irrita, ou quero mudar no outro, está em algum nível dentro de mim.
- Tudo o que o outro critica em mim, está em mim em algum nível, é preciso observar.
- Tudo o amo e admiro no outro também é característica minha mesmo que eu não perceba.
- Tudo o que o outro tenta mudar em mim pertence a ele.

Respire fundo agora e conte até 10.



Para simplificar ainda mais pense naquela pessoa por quem você não tem afinidade nenhuma, aquela pessoa que te irrita mortalmente, agora escreva em um papel todas as razões pelas quais você não a suporta...
Agora leia com sinceridade e perceba quantas dessas características também são suas.
É claro que para realizar este exercício você precisa estar aberto ao autoconhecimento, entendendo que por mais que essas descobertas venham   ferir seu EGO, é o melhor caminho pra você se reconectar com quem você é de verdade.

Mas claro que somos seres duais e nem tudo é negativo, agora pense em uma pessoa que você ama e admira, escreva em um papel todas as características que essas pessoa possui que fazem com que você a ame...
Essas características também são suas e muito provavelmente estão ligadas a quem você é de verdade.




Quando começamos a descobrir nossas sombras temos a tendência da negação, da autopunição, da raiva, da vergonha, da tristeza, mas depois que esse furação passa conseguimos olhar com mais clareza e estamos prontos pra começar a resolver estas questões.
Sim resolver ! Pessoas que escondem a sombra em um armário estão apenas aumentando seu poder destrutivo e quando ela se soltar porque ela vai se soltar os danos podem ser imensos.
Quando guardamos segredos perdemos a nossa liberdade, passamos a vida com medo de que eles sejam descobertos.
Encarar nossa sombra e tomar consciência dela é muito importante no processo de autoconhecimento.
Outra questão importante é que quando reconhecemos nossas sombras, aquela raiva oculta, aquela inveja, aquela preguiça, percebemos que também estamos em um processo de evolução o que não faz de nós seres de pura luz, dessa forma passamos a olhar o outro com mais amor e respeito, compreendendo que o outro também está no processo de evolução, afinal já dizia Jesus: atire a primeira pedra quem nunca pecou.

Somente tomando consciência de quem somos poderemos contribuir com a evolução planetária, pois quando mudamos tudo ao redor também muda, precisamos mudar a nossa vibração deixando pra trás os segredos, o medo, e abraçando calorosamente o amor.

Agora que você já sabe o poder destrutivo de uma sombra escondida te convido a olhar pra ela, promover as mudanças necessárias, e alcançar sua liberdade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário