quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Porque meditar parece tão difícil?

Existem muitos mitos quando o assunto é meditação, são conceitos errados sobre o tema que acabam criando bloqueios e dificultando sua prática, além disso percebo que um dos maiores obstáculos é a falta de concentração que muitas vezes vem justificada pelo excesso de pensamentos.

Mas afinal porque não conseguimos meditar?



Meditar exige disciplina e nem sempre é fácil isso vai depender muito da inquietação do praticante.
Nesse percurso existem inúmeros sabotadores que transformam a meditação em um bicho de sete cabeças quando na verdade é uma prática simples mas que exige concentração.
A questão é que a cada dia temos adotado a urgência como companheira e pra suprir esta demanda uma enxurrada de informações estão sendo despejadas na nossa mente minuto a minuto, porém a meditação não é algo pra ser realizado as pressas e ai está a maior dificuldade.
Meditar parece difícil porque exige tempo e concentração, duas coisas que andam extintas na vida do ser humano, todo o tempo é ocupado por trabalho, redes sociais e outros afazeres, não temos mais tempo para viver uma experiência de qualidade. 
Levando em conta todas essas questões fica fácil perceber porque algo tão simples parece tão complexo.

Além dessas questões com quantas mais você se identifica?

É impossível não pensar em nada...

O fato de achar que meditar é não pensar em nada é MITO, a meditação pode ser baseada em foco e concentração, o que acontece durante a prática é que o fluxo dos pensamentos diminui assim seu corpo e mente entram em estado de relaxamento, para isso você vai focar em uma coisa só, na respiração por exemplo.

Meditação tem vínculo religioso?

Embora estudos afirmem que a meditação tem origem hinduísta sendo muito utilizada também pelos budistas e pelos cristãos, a conexão dessa prática com a religião não é necessária, qualquer pessoa independente de ser religiosa ou não pode e deve meditar.

A postura indicada para a prática da meditação me deixa com dor nas costas...

Não existe apenas um caminho, embora a meditação seja praticada na maioria das vezes com as costas eretas e sentado no formato flor de lótus também é possível meditar deitado, ou em outra posição que te deixe confortável, o único risco de realizar a prática deitado é acabar pegando no sono,

Preciso meditar no mínimo 1 hora?

Acredite tudo é baseado na prática, você não precisa iniciar com meditações extremamente longas, 10 minutos por dia é um excelente começo e já traz ótimos benefícios.

Percebe quantas são as dificuldades...

Mas  a verdade é que os benefícios da meditação são tantos que fazer dessa prática um hábito vale muito a pena:

- diminuição de sintomas depressivos;
- controle da ansiedade;
- redução da perda da memória;
- redução de estresse;
- ampliação das emoções positivas;
- desenvolvimento do foco nas atividades;
- redução de vícios
- potencialização do autoconhecimento e da autoestima.

No próximo post vou trazer algumas dicas práticas pra quem deseja se abrir a todos esses benefícios.

Então até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário